Altar?
Podem ver do lado esquerdo um pinheiro, encimado por um falcão e nas suas raízes um coelho, símbolo da Cidade de Pinhel, acompanhado pela esfera armilar, ao centro, talvez outrora um altar onde estaria possivelmente uma imagem de um qualquer santo ou padroeiro??, e do lado direito o Escudo das Armas de Portugal, mas não o actual.
Sinceramente não sei o significado nem o porquê de se encontrar numa casa, mais propriamente do lado esquerdo na sua fachada. Histórias ouvi quando pequenino, de que aquela foi a primeira casa de Pinhel construída fora de muralhas, mas nunca tal história foi confirmada oficialmente.
Olá César. Mais um comentário esta foto, e desta vez sobre o Edifício em causa. Tanto quanto julgo saber, não se trata de uma "casa" propriamente dita, mas sim do que resta do 1º Hospital da Misericórida.
ResponderEliminarO nicho seria para a colocação da Imagem da Srª da Misericórida, cuja fundação em Pinhel remonta ao séc XVI (no Museu ainda lá deve estar uma lápide com a incrição referente à fundação da Misericórdia, e que tanto quanto julgo saber terá saído desse Edifício), ou seja, em plena era dos descobrimentos.. e daí a esfera armilar que se vê ao lado do nicho.
Se foi, ou não o primeiro edifício a ser construído fora da muralha, não sei, mas andará lá perto (bom, o primeiro não foi de certeza que temos a Igreja da Trindade é bem mais antiga e também é fora das Muralhas).
Mas, afinal um Hospital para pobres não gozaria do previlégio de ficar protegido pelas Muralhas.. penso eu.
De qualquer forma o mesmo aconteceu com a Igreja da Misericórdia.. também ficou de fora... da parte "protegida".
Luís Costa Gomes