Claustro do Convento de Sto. António



Claustro existentes ao lado da Igreja de Sto. António, de onde desapareceram as colunas que sustinham o telheiro dos corredores superiores, é constituído por colunas dóricas de apreciável beleza. Este local foi palco de um enorme incêndio no inicio do séc. XIX, reduzindo a cinzas o que restava ainda das celas, casa do capitulo e cozinha do mosteiro.

Hoje em dia podem ser visitadas apenas durante os festejos da Festa de Sto. António no mês de Junho.

Comentários

  1. Olá César.. parabéns pelas fotografias do Claustro (e pelas outras também)... mas tenho que fazer um pequeno reparo ao texto, a bem do rigor das coisas. É que a ordem arquitectónica das colunas que ainda subsistem no Claustro no andar inferir é a "dórica" e não a "jonica". A "jónica" é a que tem as volutas (caracóis).
    As colunas do andar superior, as que, infelizmente, "desapareceram", andam por aí em algumas casas.. a decorar, a suportar alpendres e a servirem de colunas para vasos de flores.. como ainda me recordo vagamente de ter encontrado algumas há muitos anos.
    Já agora refiro também que esta colunas, as do andar superior, que eram muito mais esbeltas do que as existentes, e à semelhança do que era comum nos Claustros deste tipo, suportavam uma cobertura em madeira, que se ainda subsistia no séc. XIX, naturalmente desapareceu também com o incêndio.
    Mas é uma pena que este Convento (à excepção da Igreja) esteja no estado em que está. Infelizmente é um dos exemplos acabados da pouca importância que em Pinhel se tem dado ao Património edificado (basta ver o estado deplorável a que chegou o Centro Histórico, quase em ruínas e quase desabitado.. nos tempos que correm tanto potencial desperdiçado custa a aceitar.. mas enfim, só temos o que merecemos)
    Um abraço.
    Luís Costa Gomes

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Lagaretas

Brasão com simbolo de Pinhel

Hermida de Nossa Senhora da Torre